segunda-feira, 25 de junho de 2012

#TorturaNuncaMais


Esta terça-feira (26/06) será uma lembrança para os brasileiros que perderam seus entes queridos durante a ditadura militar, período entre 1964 a 1985. Hoje é O Dia Internacional de Apoio às Vítimas da Tortura, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas.

Nenhum outro período da história do Brasil foi mais doloroso e obscuro que a Ditadura Militar. Pessoas morreram, foram assassinadas, torturadas e exiladas. Outras fizeram parte de momentos decisivos, como artistas que foram cassados e exilados por terem demonstrado em sua música a indignação de tanta crueldade.

Passados 30 anos do “anos de chumbo”, o Grupo Tortura Nunca Mais, fundado em 1985, milita para que as gerações atuais não deixem seus mortos serem esquecidos. São ações pelo resgate da cidadania, dos valores éticos e principalmente pela verdade, que ficou obscura com a destruição, perda e ocultação de documentos.

Além disso, no mês de maio, a Comissão da Verdade foi instalada pela presidenta Dilma Rousseff, que mesmo sem caráter punitivo tem o principal objetivo de trazer a verdade, a história do Brasil e de muitos torturados e desaparecidos.

Formada por juristas, membros da sociedade civil e escritores, essa Comissão já começa a colher frutos, com a revelação do agente Departamento de Ordem Institucional (DOI), Paulo Malhães, que contou como eram executados os interrogatórios da “Casa da Morte”.

Outras informações também revelam que na cidade de Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro, passaram diversos opositores do regime, onde foram brutalmente torturados e mortos.

Fonte:  http://bit.ly/KYrulv  


2 comentários:

  1. Concordo com isso! Tortura nunca mais!
    Só quero lembrar que se os comunistas daquela época tivessem tomado o poder (e não, eu não estou defendendo o que fizeram com pessoas como essa militante) eles certamente adeririam às mesmas práticas para lidar com seus adversários, e até piores.

    ResponderExcluir